Sunday, January 8, 2017

CARTA ABERTA A TODO O POVO DE PALMA E SUAS AUTORIDADES!

CARTA ABERTA A TODO O POVO DE PALMA, AUSENTE E PRESENTE, AO PREFEITO, VICE PREFEITO, VEREADORES (AS), SECRETÁRIOS (AS) MUNICIPAIS E FUNCIONÁRIOS (AS) PÚBLICOS.

Boston, 7 de Janeiro de 2017

Prezado (a):

Meu nome é Josimar Salum Gouvêa, filho de Josias & Leny Gouvêa, moradores do distrito de Cisneiros, Município de Palma, Minas Gerais. Meus pais foram servidores públicos deste município por dezenas de anos. Meus pais são a minha inspiração de vida, em todos os sentidos, cujas veredas sigo sem me desviar nem para a direita e nem para a esquerda.

Conterrâneo e conterrânea, nós todos temos sonhos preciosos para todas as nossas comunidades que se espalham nestas extensas terras de nossa Palma! E os que não mais as habitam, palmenses ausentes como somos conhecidos, sonhamos espalhados pelas quase infinitas terras de todo o território brasileiro. No meu caso, sonho distante, em terra estrangeira, muito distante, embora cada vez mais presente, mais perto que alguém imagine! 

Eu sonho como muitos! Sonho com a Palma de palmeiras imperiais, que apontam para reis e sacerdotes, reis servos, sacerdotes reais que vivem para servir e assim servem para viver na maior expressão de nosso propósito eterno: servir, servir, servir. Quer ser servido? Quem não gosta de ser servido? Assim tratemos aos outros como gostamos de ser tratados! Todos servos, discípulos dAquele que veio para servir.



Senhor, senhora:

Sonho com uma cidade, com uma Palma em que não haja ódio, inimizades, divisões, egoísmo, avareza, perversidade, corrupção e injustiça. 

Enquanto você - permita-me dirigir-me ao senhor e à senhora assim a partir de agora... 

Você, nobre Prefeito, nobre Vice-prefeito, nobre vereador, nobre vereadora, revestido (a) de Poder Executivo e de Poder Legislativo, pelo Poder Judiciário! Você não foi investido de poder (autoridade) somente pelo voto de cada cidadão que lhe elegeu, mas de todos que participaram do processo seletivo eleitoral. Recebeu um mandato nobre - parabéns! - que cumprirá até 31/12/2020, se Deus quiser! 

Servidor (a) público:  Secretário (a), assessor (a), funcionário público, tendo 1, 5 ou 10 talentos, sob a proteção de Deus, trabalhará como servo (a) público, segundo sua capacidade até quando Ele quiser. 

Por que? Porque é Deus que dá a todos vida, respiração e tudo mais. E Deus deu ao homem e a mulher autoridade para exercer domínio (governo) sobre toda a Terra. Deus criou o homem como um ser político. Política não é isto que fizeram dela. Todos os seres humanos são seres políticos, simplesmente porque foram criados por Deus assim. Porque vivem na cidade, no município, em vosso caso, na República Federativa do Brasil. 

Política é a arte de apascentar, pastorear e servir a cidade e seus habitantes, não a si próprio nem aos teus correligionários. 

Que honra! Que privilégio! Que responsabilidade! Você é servidor (a) público, sob autoridade conferida para cumprir somente leis justas e para servir a todos sem distinção! Lembra-te, porém, dos mais necessitados de entre o povo!


2 – Sonho com uma Palma em que os seus governantes, os seus funcionários públicos, incluindo os servidores do Poder Judiciário, e cada um de seus cidadãos, velhos, jovens e crianças decretem tolerância zero a todo tipo de corrupção, que não ofereçam e não aceitem subornos, favores e nem presentes para perverterem o direito dos pobres e dos necessitados e nem de ninguém. Que você jamais se apodere dos bens públicos para locupletar, para enriquecer ilicitamente, para praticar o que se assiste hoje nos noticiários do dia a dia em nossa nação. E que seja banida toda prática subversiva da “compra de votos”,  mesmo aquela que de costume se extendia no exercício do mandato. 


Que você jamais se envolva com o abuso dos dinheiros públicos, com a perpetuidade no poder por interesses próprios, com as prestações de contas com notas frias, com as obras superfaturadas, com o recebimento de propina “debaixo da mesa” em contas particulares de “laranjas”.

Que você jamais participe de mancomunações com empresas, organizações, lobistas e advogados ímpios que sugam os cofres públicos, com os furtos e os crimes que resultam em menos saúde, menos educação, menos cultura, menos economia e finanças, menos segurança, menos infra-estrutura e menos bem feitorias em nossas comunidades. 


Que tuas práticas sejam sempre voltadas ao interesse público, sem nepotismo, sem favoritismo, sem tirar vantagens para si, para os teus parentes ou amigos mais chegados, nem venha a manter o partidarismo do período eleitoral.

Uma das perversidades do passado que desejamos esquecer foi a perpetuação de blocos e grupos partidários que perdendo as eleições continuaram conspirando contra os adversários eleitos para impedir o progresso de nossa cidade. 

A vocação política é de mais alta nobreza. Assim, que teu nome se afame pelos teus atos de Justiça e pelas tuas boas obras seja glorificado o Nome do Criador! Saiba que vale "mais o bom nome do que as muitas riquezas e o ser estimado mais do que o outro e a prata."

Você, com mandato ou sem mandato, é servidor (a) público, serve ao povo de sua cidade, e assim agindo, está e permanecerá livre da maldição e do juízo que vem sobre aqueles (as) que praticam as transgressões comuns de governantes maus, delinquentes e perversos. 

Saiba que existe uma corte superior, um Trono acima de todos, de onde Deus reina soberano sobre todas as nações e observa todas as ações dos homens para recompensar aos que fazem o bem e condenar aos que praticam o mal. 

O Trono de Deus está nos céus e Seus pés na Terra. Seus pés somos nós. Os pés de Deus na Terra para servir! Deus se fez homem, e como homem de fez servo, para servir e não para ser servido! Somos todos servos, Deus e os homens! Como nos atreveríamos rejeitar nossa mútua essência e missão? 


3 – Sonho com uma cidade em que o prefeito governe com os mais capacitados, com os que amam verdadeiramente o seu povo. 

Não somente o prefeito de Palma, nosso amigo de infância, mas de cada Cidade do Brasil. 

Que cada prefeito treine e equipe os funcionários públicos para que sirvam melhor, desempenhem suas funções melhor, que sejam mordomos do que é dos outros, já que não possuem o que é público. Que vão além, que cuidem do que é público muito melhor do que cuidam do que de si mesmos! 

Que o prefeito se se dedique à melhoria da economia do município gerando empregos e riquezas que possam servir a todos.

Que promova a educação como prioridade e o essencial.

Que cuide da saúde como quem cuida da saúde de seus próprios filhos.

Que preze pela assistência social sem clientelismo ou paternalismo.

Que preserve o meio ambiente como quem preserva seu próprio jardim e seus animais de estimação.

E que valorize a cultura como quem vibra com os desenhos e rabiscos de suas próprias crianças. 


Sonho com uma cidade em que cada vereador (a) vote os projetos de lei que carreguem apenas o interesse de todos, sem preferências, sem impor condições para votar como o favorecimento de si, ou de correligionários, ou de interesses alheios, de seu partido ou de interesses econômicos de ninguém, que pratique a alta responsabilidade de legislar para o bem de todos e não em causa própria. 



4 – Sonho com uma cidade em que o processo eleitoral finda-se no dia da votação, cujas celebrações dos "vencedores" já tenham terminado. Quem venceu, presumo, foi o melhor Plano e Projeto de Governo para todo o município. 

A vitória e a posse de cada um não seja tão teu ao ponto de assumir que teu mandato é teu. Absolutamente não! O teu mandato não te pertence nem àqueles que votaram em ti. É mandato de toda a municipalidade, de todos os seus habitantes. 

Quando você foi diplomado e tomou posse - de fato o povo te deu posse. Você prometeu serví-lo e servirá a todos com altruísmo, honestidade e integridade, sem acepção de pessoas.

5 – Sonho com uma cidade em que adversários nas eleições sejam nobres para defenderem os interesses coletivos. 

Mesmo tendo sido adversários nas eleições, ainda que continuem adversários, NÃO SÃO INIMIGOS! 

É fato, é aceitável que quem é adversário político pode se tornar correligionário. Não é mesmo? Sem ser acusado de traição. Porque se o interesse de todos é o benefício do município inteiro, ninguém pode ser taxado de traidor, a não seja que sua causa não tenha sido ou seja o bem de todos. 

De um modo ou de outro, quando as crises chegarem, quando os clamores de necessidades urgentes se levantarem, quando os problemas surgirem, cada um, uns com os outros, uns pelos outros, se unam para resolver.



6 – Sonho com uma cidade em que nossa causa seja única, apenas a cidade, nossa Palma! Nossa causa exclusiva é a cidade, é o nosso município! 

O período eleitoral tornou-se em passado. Para valer mesmo! Com todos os projetos individuais. 

Enfatizando, adversários políticos não precisam ser inimigos, projetos de poder não devem ser resultados de vaidade, busca de grandeza pessoal e nem de tradições partidárias anacrônicas que no geral somente serviram para impedir que nossa cidade pudesse estar muito melhor. 

Uma cidade melhor! Um Brasil melhor! Para todos! É isto que a nova geração de centenas, de milhares e de milhões de jovens em todo o país deseja.  


7 – E finalmente, sonho com uma Cidade em que a a Justiça e a Verdade reinem e que os que se opõem não prevaleçam. Que somente os justos governem nossa cidade, para que todo o povo se alegre.

Sonho com uma cidade, sonho com uma Palma, com cada cidade e município do Brasil, onde a dignidade seja nossa missão! Nossa visão, uma cidade totalmente transformada! E nosso propósito apenas servir. A todos. Para todos.

Dr. Josimar Salum Gouvêa
Whatsapp 1-774-696-3714













No comments:

Post a Comment