Saturday, December 12, 2015

ALERTA DE ORAÇÃO: BURUNDI URGENTE!

Há um genocídio em curso em Burundi, África e você pode fazer alguma coisa para evitar que continue acontecendo. Os noticiários dos últimos meses e mais especificamente destes últimos dias relatam mortes de dezenas de pessoas nas ruas. Relacionamos com dezenas de irmãos e irmãs em Cristo, burundianos, que vivem nos Estados Unidos e alguns deles que vivem em Burundi nos escrevem quase que diariamente compartilhando fotos, pedidos de oração e histórias muito tristes.

Em Abril deste ano o presidente Pierre Nkurunziza (cristão) anunciou que iria buscar um terceiro mandato deflagrando uma erupção de muitos protestos e uma reação violenta do governo contra os manifestantes. Em Maio o tribunal constitucional do país aprovou a candidatura de Nkurunziza em meio a relatos de que juízes foram intimidados e dezenas de milhares fugiram da violência para os países vizinhos, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Congo. Até agora já somam mais de 220.000 refugiados aglomerados em campos que não tem quase nenhuma estrutura para recebê-los. Em um deles na Tanzânia, com 50 mil burundianos, uma epidemia de cólera estava matando 20 por dia. Fazemos parte de um grupo de pastores aqui na Nova Inglaterra, Estados Unidos (Refugee Reliev Group) e tem ajudado a dar assistência a milhares deles em várias partes especialmente neste campo onde foram distribuídas grandes quantidades de alimento. Entretanto, viagens a Burundi são praticamente escassas, pois estrangeiros correm o risco de serem raptados ou mortos.

As eleições foram realizadas em Junho e o presidente foi reeleito. No mês passado, Novembro, o governo deu cinco dias de prazo para aqueles que se opunham ao terceiro mandato do Presidente Nkurunziza entregasse as armas antes de uma repressão prometida e a ONU advertiu que como não estava equipada no país para lidar com a violência Burundi estava correndo o risco de sofrer um genocídio como o ruandês quando em 1994 foram assassinadas um milhão de pessoas em 100 dias. Mas o genocídio já está acontecendo. Ontem mesmo (11/12/2015) foram relatados 87 assassinatos e centenas de desaparecidos. Refugiados burundianos que vivem em nossa região têm muitos parentes que foram assassinados. É uma situação aterrorizante e dolorosa. Meu Deus!

Para entender um pouco, Burundi e Ruanda são habitadas por dois povos principais, os Tutsis e os Hutus. A origem deles é uma questão importante na história da região do “Grande Lagos da África”. Enquanto Hutus são geralmente reconhecidos como a maioria étnica do Ruanda, de ideologia racista os Tutsis foram muitas vezes identificados como originalmente uma raça estrangeira que se instalou entre eles e casou-se com os autóctones Hutus. Os maiores conflitos relacionados a esta questão foram o genocídio de Ruanda mencionado acima.

Temos feito um trabalho missionário e envolvidos com o Burundi há mais de quatro anos. Nosso amigo e companheiro de ministério Dr. Paul Taylor já visitou o país algumas vezes. Ele tem discipulado diretamente em torno de 40 irmãos burundianos e a MAIS-Missão em Apoio à Igreja Sofredora estava fazendo um trabalho maravilhoso no país financiando pequenos empreendimentos (microcréditos) para famílias cristãs que vivem em extrema pobreza. Burundi é um dos 10 países mais pobres do mundo. Os líderes e obreiros da MAIS foram obrigados a sair do país por causa violência crescente que atinge a todos sem distinção. Um dos missionários da MAIS está agora mesmo procurando implantar e desenvolver um trabalho com os refugiados em Uganda.

Devemos orar e interceder para a nação!  A Igreja em todo o mundo não pode e não deve silenciar nesta hora. A Bíblia diz que “aquele que sabe fazer o bem e não faz comete pecado.” Temos de expressar claramente ao mundo o que está acontecendo no Burundi e não temer nada! Não publiquei fotografias relacionadas aos conflitos, nem de mortes e linchamentos, mas neste link (clique aqui) você poderá ver algumas recentes que mostram o que tem acontecido. Advertência: Algumas fotografias são bastante gráficas.

O que você pode fazer:

COMPARTILHAR- Compartilhe esta mensagem com quantos você puder, por email, em boletins e jornais e nas suas redes sociais. Fale com o pastor para comentar sobre este clamor urgente.

ORAR - Ore e peça as pessoas para orar. Separe alguns minutos para orar nas reuniões de sua igreja publicamente. Clame ao Senhor por estes povos.

Esta é a nossa oração e declaração:

"
Bramam nações, reinos se abalam; o Senhor levanta a sua voz, e a terra se derrete. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde contemplai as obras do Senhor, as desolações que tem feito na terra. Ele faz cessar A GUERRA EM BURUNDI até os confins da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquieta-te, burundianos, aquieta-te tutsis e hutus, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.” (Salmos 46-6-11)

Pela igreja sofredora, pela nação de Burundi e de todos os povos do “Grande Lagos da África.”
 

No comments:

Post a Comment